terça-feira, 27 de setembro de 2011

Deputados pedem auditoria nas casas penais do Estado

A Comissão dos Direitos Humanos da Câmara Federal encaminhou, por meio de ofício, ao governo do Pará um pedido para que seja feita uma auditoria, em caráter emergencial, em todas as unidades penais do Pará, para verificar se o que foi constatado na Colônia Agrícola Penal Heleno Fragoso, no complexo penitenciário de Americano, em Santa Isabel, ou seja, adolescentes vítimas de exploração sexual, repete-se em outras casas prisionais. A informação foi repassada pela presidente da Comissão, a deputada federal Erika Kokay (PT-DF), após reunião, realizada na manhã de ontem, junto a representantes na Secretaria de Estado de Justiça e de Direitos Humanos (Sejudh).

Os membros da Comissão, Erika Kokay, Janete Pietá (PT-SP) e Arnaldo Jordy (PDS-PA) chegaram às 8h ao órgão estadual e foram recebidos pelo secretário estadual de Direitos Humanos, José Acreano Brasil Júnior, e pelo secretário estadual de Justiça, Luiz Fernandes. Eles retornaram ao estado para obter mais informações sobre a o caso da adolescente, de 14 anos, que permaneceu por quatro dias na Colônia Heleno Fragoso, violentada pelos detentos.

Segundo a deputada Erika Kokay, a solicitação da auditoria surgiu com base na informação do próprio secretário Luiz Fernandes, que declarou à comissão que não "teria como assegurar que a situação não se dá em outros locais". Além da auditoria, que busca ser um diagnóstico da realidade das unidades carcerárias paraenses, a comissão cobra do gestor estadual um plano de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes e das redes de tráfico de mulheres.

Fonte: O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário