quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Conselho muda data do Vestibular da UFPA

A Universidade Federal do Pará alterou a data do seu Processo Seletivo 2012. Diferentemente do que estava previsto no edital do concurso, a prova será aplicada no sábado, dia 3 de dezembro de 2011, e não mais no domingo, 4 de dezembro. A decisão quanto à mudança foi tomada ontem, durante reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), para que não houvesse coincidência de datas com o vestibular da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), também agendada para o dia 4 de dezembro.

De acordo com o que explicou o reitor Carlos Maneschy, optou-se pelo sábado em função de um compromisso assumido pela instituição no sentido de realizar a prova ainda em dezembro, visto que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que consiste na primeira fase da seleção, será aplicado nos dias 22 e 23 de outubro. Considerando ainda que o Enem tem tradicionalmente dois dias de prova, sábado e domingo, a instituição não viu problemas em optar pelo sábado, ao invés de postergar a aplicação da sua prova para janeiro de 2012, não penalizando os candidatos com a espera, visto que os demais domingos de dezembro já estão comprometidos com o plebiscito popular contra a divisão do Pará, o vestibular da Universidade Estadual do Pará (Uepa) e com as festas de fim de ano.

O horário, no entanto, não sofrerá mudança, permanecendo no período de 14h às 18h. A decisão pela tarde também é uma questão de logística, segundo aponta a diretora do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS), professora Marilúcia Oliveira, pois permite que as salas que servirão como locais de prova sejam arrumadas pela manhã no mesmo dia do concurso, sem prejudicar a sexta-feira útil nas escolas da rede pública a serem cedidas pela Secretaria de Estadual de Educação. "Além disso, o trânsito no sábado à tarde é menos intenso do que pela manhã", complementou Carlos Maneschy.

Fonte: O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário