sábado, 20 de agosto de 2011

Um plano para os transplantes no Pará

Pela primeira vez, o procedimento de captação de múltiplos órgãos foi realizado no Pará fora do Hospital Ophir Loyola (HOL). Na última quinta-feira, 18 de agosto, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência fez a captação dos rins e das córneas do doador que foi diagnosticado com morte encefálica. O procedimento nunca havia sido realizado no hospital, tido como referência em traumatologia.

Para o coordenador da Central de Notificação, Captação e Distribuição de órgãos da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), André Luis Rodrigues, o feito é resultado de um programa de descentralização dos transplantes no Estado. “Estamos resgatando uma distorção histórica de transplante no Pará”.

De forma prática, a possibilidade de captação de órgãos pelo Metropolitano possibilitará que o processo de doação seja mais simples e rápido.
Cerca de 90% dos possíveis doadores de órgãos estão no Metropolitano, já que ele é referência em traumatologia.
De acordo com o projeto do governo do Estado, centros de transplantes devem ser implantados para modificar essa realidade. O HOL ficaria responsável pelo transplante de fígado, o Hospital de Clínicas pelo de coração e o Metropolitano com o de pele. O que falta para que isso se concretize é básico, mas fundamental. “Faltam algumas pendências de infraestrutura”, informa André.

Fonte: Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário