quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Testemunhas depõem sobre caso Sudam

O juiz federal Antônio Carlos Almeida Campelo, da 4ª Vara, especializada em crimes de lavagem de dinheiro, começou a ouvir nesta semana 126 pessoas indicadas como testemunhas por 39 dos 59 réus denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) por envolvimento em desvios de mais de R$ 130 milhões dos cofres da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).
A inquirição das testemunhas está sendo feita em cumprimento a uma carta precatória expedida pela Justiça Federal no Estado do Tocantins, onde a ação penal, de nº 2002.43.00.000437-5 (do qual se originaram outros sobre o caso Sudam) tramita na 2ª Vara. A denúncia do MPF inclui, entre outros, o ex-deputado Jader Barbalho, que, juntamente com os demais réus, já foi ouvido em abril de 2002, na Seção Judiciária do Pará, em audiências que ocorreram na 3ª Vara.
As testemunhas começaram a ser ouvidas a partir de terça-feira, 9, quando 13 depuseram perante o Juízo da 4ª Vara. Ontem, foram tomados os depoimentos de mais 11. O juiz federal informou que pretende ouvir todas as 126 testemunhas até meados de outubro. A 4ª Vara informou que, uma vez concluída a fase de inquirição das testemunhas de defesa, o processo entrará na reta final. Depois disso, os réus terão o direito de requerer diligências, que poderão ou não ser deferidas pelo juiz. Em seguida, o Ministério Público deverá apresentar as alegações finais, quando poderá sustentar a procedências acusações feitas nas denúncia. A partir daí, os autos ficarão com o juiz, para elaborar a sentença.
Na denúncia que ofereceram à Justiça Federal, quatro procuradores da República - Ubiratan Cazetta, José Pedro Taques, Álvaro Lotufo Manzano e Mário Lúcio de Avelar - dizem que os réus formaram o que classificam de "organização criminosa" para desviar recursos federais repassados, via Fundo de Investimentos da Amazônia (Finam), administrado pela Sudam, para viabilizar a implantação de projetos nos Estados do Pará, Amapá e Tocantins.

Fonte: O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário