sexta-feira, 12 de agosto de 2011

SEGUNDA DOSE

Amanhã é o "Dia D" de combate à poliomelite e sarampo em todo o Brasil. No Pará, a meta é vacinar mais de um milhão e meio de crianças com idades entre 0 a 6 anos. A Campanha Nacional de Multivacinação - que começou na última segunda-feira, 8, e segue até o dia 16 de setembro - atinge os 143 municípios paraenses e deverá imunizar pelo menos 95% da população menor de 5 anos contra a pólio e menor que 7 anos contra sarampo. Meninos e meninas que tenham esta faixa etária deverão ser levadas até os postos de saúde mais próximo de sua residência para tomar as duas gotinhas das vacinas. Quem já tomou a primeira dose, deve tomar a segunda. O horário da vacinação é de 8h às 17h.

A coordenadora estadual de imunização da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Jaíra Ataide, ressalta que a campanha possui toda uma logística montada para atingir o princípio da campanha, que é o de vacinar 736.683 crianças contra a poliomelite - doença infectocontagiosa considerada grave. Contra o sarampo, outra doença contagiosa, a Sespa espera vacinar 922.947 crianças. "A vacinação acontece em todas as sedes dos municípios e cada um é responsável por atingir as projeções. Em Anajás, por exemplo, somente 21% das crianças moram em área urbana, ou seja, o município preparou a infraestrutura para a campanha. Tiveram barcos que saíram desde segunda-feira, 8, para imunizar crianças ribeirinhas", destacou.

A poliomelite é uma doença grave, causada pelo vírus "poliovírus". A infecção se dá proncipalmente por via oral. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. O último caso da doença no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Porém, o vírus da paralisia infantil permanece ativo em 26 países, por isto não se pode parar de imunizar.

Fonte: O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário