segunda-feira, 22 de agosto de 2011

CPI do tráfico humano reúne em Belém

A Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado, que apura o tráfico nacional e internacional de pessoas, realizou audiência pública em Belém, nesta segunda-feira. A CPI apura as denúncias de que o Estado serve de rota para o tráfico com destino à Guiana Francesa e ao Suriname e de lá para a Europa. A relatora da CPI, senadora Marinor Brito (PSOL-PA), reuniu jornalistas paraenses, no último sábado, 20, para explicar sobre o trabalho da comissão e a natureza desse crime. A presidente do Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA), Sheila Faro, anunciou que a entidade vai abrir uma campanha de incentivo para a categoria estimular as denúncias junto à população, além de abrir um link, em seu site, para esclarecer sobre o tráfico de pessoas e coletar denúncias.
A CPI reuniu às 14h30, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho (8ª Região). Participaram do evento o governador do Estado, Simão Jatene, o presidente do TRT, José Alencar; o procurador geral da Justiça, Aldir Viana; o procurador da República, Alan Rogério Mansur Silva; o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Norte II, dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces; e representantes de entidades.
A comissão já está trabalhando na capital paraense com a Assembleia Legislativa, Ministério Público Federal e Polícia Federal (PF), que detém informações sobre o tráfico humano no Pará. Segundo a presidente da CPI, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), a comissão vai trabalhar com o mapeamento da rede do tráfico que passa pelo aliciador, agenciador de transporte, agências de viagem, taxistas do Suriname, acompanhantes de mulheres, clientes e donos de clubes que sustentam a rede.
Fonte: O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário