terça-feira, 14 de junho de 2011

Sessão especial na Câmara de Vereadores discute Funcionamento do Hospital Regional de Santarém



Apedido do Vereador Nélio Aguiar (PMN), os vereadores da câmara municipal de Santarém – PÁ estiveram reunidos na manhã desta terça-feira 14.06 para cobrar o bom funcionamento do Hospital Regional de Santarém. Estiveram presentes na sessão os 14 vereadores, Deputados estaduais (António Rocha e Alexandre Von), representantes da sociedade civil organizada que assinaram aos seguintes encaminhamentos que segundo Nélio Aguiar serão levados ao Governador Simão Jatene, que vai estar em Santarém de 20 a 22 de Junho por ocasião às comemorações do aniversário da cidade.
PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES:
 Agilidade na entrega de exames.
Agilidade nas internações de alta complexidade
Considerando a PORTARIA Nº 1.559, DE 1º DE AGOSTO DE 2008 que Institui a Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde – SUS,  dispõe  que  a gestão e gerência da Secretaria de Estado da Saúde, regulando o acesso às unidades de saúde sob gestão estadual e intermediando o acesso da população referenciada às unidades de saúde sob gestão municipal, no âmbito da região, e a referência interregional, no âmbito do Estado;
Diante do exposto acima, propõe-se que a regulação do HRBA seja realizada pela 9ª Regional de Saúde onde a mesma possa operacionalizar as ações de regulação trazendo um ganho expressivo para o Sistema Único de Saúde ao reforçar e qualificar as funções gestoras; otimizando os recursos de custeio da assistência, qualificando o acesso e, consequentemente, proporcionando aos usuários do SUS da região do Baixo Amazonas melhor oferta das ações e serviços, facilitando o acesso dos pacientes com patologias de alta complexidade ao HRBA.
IMPLANTAÇÃO DA CIRURGIA CARDÍACA
O HRBA inaugurado em Dezembro de 2006 ainda não se encontra em pleno funcionamento. Um dos serviços previsto para funcionar, mas que até a presente data ainda não foi implantado é o da cirurgia cardíaca. Existe uma demanda muito grande na região do baixo Amazonas, só no primeiro semestre desse ano temos uma fila de 71 pacientes aguardando serem encaminhados pelo Tratamento Fora do Domicilio (TFD), para que em Belém possam realizar o seu tratamento.
UTI Adulto e Pediátrico:
O número de leitos de UTI do HRBA já não atende a grande demanda de pacientes graves com indicação para internação num leito de uma Unidade de Terapia Intensiva. A UTIUTI do HRBA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário