sexta-feira, 13 de maio de 2011

Vamos acordar companheiros alvinegros















    Nem todas às vezes devemos apostar só no talento e no bom elenco, aguardar que as coisas mudem sem tentar ajudar, fazendo a sua parte, e nem só contar com a sorte de reverter às situações em cada jogo, que a arbitragem paraense impõe sobre o São Raimundo. Parece-me que não estão valorizando o ponto primordial, que possa levar o Pantera ao título paraense, que é a arbitragem. Modestamente temos time para conquistar o título, mas por várias vezes nessa competição, já fomos alertado por fatos indecentes protagonizados por árbitros, que seguem a dinastia do autoritarismo dos que mandam no futebol paraense, se impondo fazendo quem eles querem quem ganhe o campeonato, mas como se percebe, nenhum, que não seja os grandes da capital.
                              É HORA DE AGIR
    E por que não tomarmos precauções que possam não nos favorecer, mas dar um pouco de segurança para o nosso lado, numa partida disputada com os preferidos de lá. Se os grandes não soubessem da prática soberba de cada árbitro da capital, com certeza permitiriam que eles apitassem seus clássicos de cada dia. Porém, o que vimos é totalmente inverso. Como pensa o Remo e Paysandu a essa situação: “Por que não deixar, que a arbitragem da casa dirija os nossos jogos contra os clubes considerados emergentes, os prejudicados nunca seremos nós.” E quando jogam na capital, contra os times do interior, se impõem a Federação para que seus jogos sejam sempre nos seus campos, com a torcida a beira do alambrado, pressionando os jogadores adversários. Mas quando se trata de um clássico RExPA, o jogo tem que ser no Mangueirão e nem sonhar do mesmo ser apitado por arbitragem tupiniquim do Pará. Quer exemplo: Domingo, 01/05/2011. No clássico Remo 1x1 Paysandu. O Estádio Mangueirão. O Árbitro, aspirante da FIFA, Luiz Flávio de Oliveira, árbitro de São Paulo.
    SEM ILUSÃO
    Não vamos nos iludir com as vitórias pensando que está tudo bem, as vitórias apagam de vez as falhas de atletas e de arbitragem. Um comentarista da nossa cidade achou, que o árbitro de Domingo, foi muito bem, no jogo de São Raimundo 1x0 Castanhal, mas citou o erro do árbitro na penalidade em Vélber não marcada, e cartões demais para o time alvinegro, e de menos para o Castanhal. Como entender esse comentário. Então, diretores do pantera, já é hora de pularmos essa situação, que nos desagrada a cada jogo, com essa arbitragem viciosa de Belém é partirmos para solicitar a arbitragem de outros estados, que não sejam apadrinhados pela Federação Paraense. É melhor investir numa arbitragem de outros estados e apostar num jogo sem fichas marcadas, do que vencer dentro de campo e perder por incompetência de certos árbitros, que se julgam intocáveis nos seus atos duvidosos a legalidade de suas funções, dentro de campo. Sem contar com os jogos fora de casa, o São Raimundo tem sofrido com as perseguições de cartões e expulsões dado aos seus jogadores. Nos dois últimos jogos em casa contra o Águia e Castanhal, a arbitragem expulsou um jogador do São Raimundo em cada jogo, no início da partida, com rigor, por simples faltas de jogo, e não usou a mesma moeda com o adversário.
AQUI NA NOSSA CASA A ARBITRAGEM COLOCA BANCA
    O jogo de Domingo contra o Independente foi fatal para pensarmos que está tudo bem, vencemos de 4x1 e ainda sobraram gols. Negativo, o Pantera é que sobrou em campo, mas foi prejudicado em marcações errôneas da despreparada bandeirinha. O golaço do Rodrigo foi legal, mas o árbitro tendencioso desmarcou. No pênalti batido por Daniel e defendido pelo goleiro do Independente, foi marcado pelo bandeira santareno, a irregularidade do goleiro, e no ato suspendeu a sua bandeirinha. O que a arbitragem teria que fazer era mandar repetir a cobrança. Eu pergunto a vocês, ele atendeu o bandeira? Não podemos nos conformar apenas com o São Raimundo classificado para o quadrangular decisivo, nós precisamos é ser campeão e para que isso aconteça, temos que nos fortalecer fora de campo, nos preocupando com as armações externas a favor dos pretendidos. Elenco nos temos para ganhar os jogos dentro de campo, o problemas e fora de campo. Deixo aqui para vocês um exemplo prático da última partida da rodada, onde o Clube do Remo precisava ganhar com saldo de gols para poder se classificar bem E jogar seus jogos em casa.
A TUNA CHOROU!
    A Tuna, foi pra frente e marcou 1x0 e partiu para fazer mais gols, pressionando o Leão a todo o momento. Aí, misteriosamente, as luzes do do campo do Remo se apagaram. Para que? Os tunantes presentes gritavam: é armação é armação para esfriar o jogo. Minutos depois, quando iniciou o jogo, o Clube do Remo se recompôs e logo ganhou um pênalti claro, e pouco depois virou o jogo, mas a Tuna voltou a pressionar, então o árbitro arrumou outro pênalti, tão indecente, que houve revolta total de seus jogadores e cheio de razão o árbitro expulsou um jogador da Tuna. Para análise e reflexão para a diretoria do São Raimundo, o jogo que seria da Tuna, trabalhando para não cair, ficou assim: Remo 5x2 Tuna. Não há esquadrão que agüente essa armação da arbitragem paraense. Apenas torço para que o Pantera conquiste o que merece, quando faz um time forte dentro de campo, triste é saber o que pode acontecer fora de campo e não fazer nada para reverter essa situação. Ganhar com arbitragem e tudo, pode acontecer, mas será muito difícil. Não deixemos os jogos decisivos sair de nossa casa. Classificando-se em primeiro lugar. É possível sim!


Por: Raimundo Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário