terça-feira, 31 de maio de 2011

A perola do Tapajós: Santarém é um paraíso ao norte do país


O encontro entre as águas claras e esverdeadas do rio Tapajós com as águas escuras do Amazonas é apenas um dos belos atrativos de Santarém, cidade localizada a pouco mais de 700 quilômetros de Belém, capital do Pará. O município é lembrado pelas belezas naturais, hospitalidade e diversos programas culturais.

Os encantos de Santarém são tantos que bastaram apenas três dias para encantar a cantora Larissa Mendes, que faz dupla com Rafael Lima. Os dois estiveram em Santarém há cerca de dez dias e se apaixonaram pelo lugar. Apesar de terem ficado apenas três dias na região, “o clima quente, paisagens lindas e o fato de ser super bem recebido por todos” são os grandes motivos para conhecer Santarém, diz Larissa.

O radialista e publicitário Rui Guilherme Freitas Pereira, de 38 anos, que nasceu e vive na cidade, endossa o coro. “Santarém é um lugar cheio de opções aqui você tem a escolha de estar junto à natureza, conhecer sua cultura e a hospitalidade do povo paraense”, afirma.

Praias


Conhecida como a “Pérola do Tapajós”, a cidade tem uma infinidade de praias com areia branca e fina, águas límpidas e azul-esverdeadas. A natureza também presenteou o município com cachoeiras, entre rios, igarapés e corredeiras. Igapós, matas alagadas. No centro de Santarém, as construções históricas e riqueza arquitetônica preservada também enchem os olhos dos visitantes.

Os mais radicais podem participar de uma caminhada ecológica, quando várias ONGs (Organização Não Governamentais) se reúnem para fazer a limpeza das praias, saindo da cidade com destino a Alter-do-Chão. A praia, também chamada de “Caribe brasileiro” é um dos grandes destaques de Santarém. “Por nós também é conhecida como Praia do Amor”, diz o radialista.

Além disso, Pereira cita as praias de Ponta de pedras, Maguary, Aramanaí, Pindobal, Cajutuba, Porto Novo, Ponta do Cururu, Arapiuns, Pajuçara e Arariá. Na Praia do Maracanã é possível avistar botos nadando em suas águas.

Cultura

É também em setembro que acontece, em Alter-do-Chão, uma das atrações culturais mais famosas do Pará, a festa do Sairé. No estilo do Festival de Parintins, em Manaus, a atração é a ‘disputa de dois botos’, o Tucuxi e o Cor-de-Rosa. “É uma festa amplamente divulgada e atrai turista do mundo todo. Uma mistura de rituais religiosos e profanos”, explica Pereira.

“A disputa é baseada na sedução do boto, mito amazônico em que um boto encantado se transforma à noite em um lindo homem para seduzir as moças ribeirinhas’, completa.

Ao entardecer, a boa pedida é circular pela Orla de Santarém. Ali, segundo o radialista, é possível conversar com moradores que fazem pesca esportiva e apreciar um magnífico pôr-do-sol. Há também opções de casas noturnas, restaurantes e pizzarias. O artesanato é outra riqueza regional. São trabalhos em argila, vasos, panelas, urnas; cestaria em fibras de tucumã, buriti, açaí e também peças em madeira.

Nos restaurantes, opte pelos pratos típicos, como o pato no tucupi. “Além de ser uma delícia, o tucupi [tempero e molho de cor amarela extraído da raiz da mandioca brava] é bem paraense”, recomenda o radialista. Há também o tacacá, espécie de caldo grosso servido em cuias; e peixes, como pirarucu, tucunaré e tambaqui.

Infraestrutura

Apesar de ser uma região privilegiada, Santarém tem alguns problemas de infraestrutura que desagrada tanto os turistas, quanto os moradores. Segundo a cantora Larissa, o asfaltamento na cidade está em péssimo estado. “Cheio de remendos e grandes buracos”.  A cantora disse que esse problema também foi relatado por quem vive lá. “Acho que a prefeitura deveria olhar com mais carinho para essa questão”, aconselha.

Pereira diz que “embora os governantes procurem trabalhar a infraestrutura da cidade da melhor maneira possível, o trabalho não para. Sempre tem algo novo a fazer em prol da melhoria de Santarém”, diz o radialista.

Mas, segundo ele, nada que impeça a visita dos turistas à “Pérola do Tapajós”. “Eu poderia passar horas falando dos motivos para você conhecer Santarém, mas fica aqui o convite e delicie-se das praias de água doce que mais parecem um mar”, finaliza o orgulhoso morador da cidade.

                                              
Fonte: Band/entretenimento - Marielly Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário