quinta-feira, 9 de junho de 2011

Santarém e Marabá: Força Nacional inicia operação


Com o objetivo de intensificar os esforços de combate à violência no interior da Amazônia, homens da Força Nacional de Segurança, formada pelas polícias Federal e Rodoviária Federal, além das Forças Armadas, iniciaram na manhã de ontem em Santarém a operação denominada “Proteção à Vida”. Os componentes da tropa, que chegaram à cidade na tarde de terça-feira, passaram o dia fora da cidade em missão que as autoridades militares não detalharam.
O efetivo ficou alojado na antiga Delegacia da Polícia Federal, localizada na travessa Ismael Araújo, bairro do Santíssimo. Membros do grupo, que não quiseram dar mais detalhes sobre o trabalho, informaram que o efetivo ficará no Pará durante uma semana. Em seguida voltará para Brasília.
A missão iniciada ontem foi solicitada pela Polícia Federal e pela Superintendência Regional do Ibama e tem a ver com os riscos de conflitos fundiários na região. O sargento Rui, da Polícia Militar, garante que o verdadeiro objetivo da missão ainda não foi informado, mas adiantou que a equipe está composta com todo um aparato, constituído de armas pesadas e viaturas e pronta para qualquer eventualidade.
A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), criada em 2004, durante a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e idealizada pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, é um programa de segurança pública, coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça.
A Força Nacional reúne homens pertencentes à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros Militar dos Estados Membros, indicados pelas Secretarias de Segurança de seus respectivos Estados. A carga horária de treinamento dos agentes é de aproximadamente cem horas de curso, e dividida em dez dias de aula. As disciplinas são: direitos humanos, controle de distúrbios civis, policiamento ostensivo, gerenciamento de crise e técnicas de tiro.
Quatro crimes que aconteceram nas últimas semanas, entre eles, o assassinato de um casal de ambientalistas no município de Nova Ipixuna, nordeste do Pará, motivou a presidente Dilma Rousseff a ordenar a execução da operação.
MARABÁ
Pelo menos outros 30 homens da Força Nacional de Segurança desembarcaram no aeroporto de Marabá no final da tarde de ontem. Parte do grupo deve seguir para Nova Ipixuna e municípios vizinhos hoje. Parte já está em Santarém desde terça e alguns militares também ficarão em Altamira.
Hoje, o ministro da Justiça, José Barros Martins Cardoso, chega a Marabá, assim como o restante da tropa, que está seguindo viagem por via terrestre. No aeroporto de Marabá, ontem à tarde, o major Aragon, que comandava o grupo, disse que não estava autorizado a prestar maiores informações à imprensa. 

Fonte: Diário Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário